sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Verdades Internas



Geralmente temos em nós verdades estabelecidas que acreditamos sem questionar. São formas de pensamentos que adquirimos, desde pequenos, dos nossos pais, professores, colegas, da televisão, da sociedade, etc.

Por isso é muito comum ouvirmos frases do gênero: “A gente vem nessa vida para sofrer”, “A vida não é fácil”, “A dor faz parte da vida” e, essas frases vão se tornando crenças dentro de nós e nos limitando. E para piorar, ao longo da vida, diante de fatos que nos sejam desfavoráveis no momento, fortalecemos essas crenças, criando nossas próprias verdades internas do tipo: “não consigo”, “não acredito”, “não é possível”, “é difícil”, “sou pobre”, “sou esquecida”, “sou confusa”, “sou atrapalhada”, “tudo acontece comigo, e etc.

Louise Hay explica que “nosso subconsciente aceita como verdade aquilo em que escolhemos acreditar. Isto significa que o que acredito ser verdade a meu próprio respeito se tornará verdade para mim". É através dessas idéias pré-concebidas a nosso próprio respeito, que determinados acontecimentos vivem se repetindo em nossas vidas, por exemplo, arrumo sempre o mesmo tipo de namorado, o mesmo tipo de amizades, o mesmo tipo de emprego, o mesmo tipo de problemas e etc. 

O difícil é perceber e admitir que meus pensamentos são energias que provocam sentimentos e governam atitudes. É muito mais fácil crer que a vida não é boa, que as pessoas são ruins e invejosas, que Deus é injusto, ou pior ainda, acreditar que sou merecedora das más experiências que acontecem comigo. 

Conheço um rapaz que sempre usa um colete para a postura da coluna. Conversando com ele outro dia, descobri que ele tem 3 modelos de coletes (para o dia a dia, para tomar banho e para dormir), que a doença não é crônica, mas ele usa os coletes só para se prevenir pois tem crises de dores, religiosamente duas vezes por ano.

Ficou claro que ele tinha criado um ambiente mental para a “sua doença”. Essa foi a escolha que ele fez, pois nossos pensamentos podem contribuir tanto para o bem-estar, como para o mal-estar do nosso corpo.

Ele precisa perceber que não é a postura da coluna que precisa mudar, mas a postura do pensamento: deixar o negativo e viver o  positivo. Claro que não é de uma hora para outra que isso ocorre. O processo é longo e demorado e chama-se reforma íntima.

Por: Iany Lemos

Fonte: http://certezaespirita.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário