terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Energia Das Pedras

 
Desde a antiguidade as pedras preciosas fascinam o homem pela sua beleza e valor. Mas além de serem objetos de cobiça, são também fontes naturais de energização, muito mais poderosas que a beleza que emanam.
O discípulo do psicólogo Freud, Carl Gustav Jung possui umtrabalho sobre a ligação e conexão existentes entre as pedras e o campo espiritual humano.
Ele afirmava que elas eram capazes de equilibrar nossos campos energéticos, além de funcionarem como armazenadoras e captadoras naturais, já que recebem, transmitem e transmutam energia.
 
 
O reino mineral é rico em variedades e belezas. E são poucas as pessoas que nunca lançaram mão de um cristal de quartzo, acreditando na energia positiva que dele pudesse emanar. Isso porque, é comum as pedras serem associadas a algum tipo de sorte.
 
 Embora isso possa parecer místico, o que precisamos compreender é que tanto a fauna como a flora, o ar, a água, as montanhas e os seres humanos são criações de uma mesma fonte de energia divina. Todos vibram vida. 
    
 Talvez os antigos, enquanto se atentavam com maior intensidade às suas sensibilidades, soubessem ou sentissem isso, pois os relatos do uso de pedras como tratamento, remontam à história da antiguidade. E a nossa atração pelas pedras pode ser uma herança inconsciente, ou também, pode ser um simples encantamento pela beleza que guarda algo mais. Isso porque, a escolha de uma pedra pode se dar conscientemente dependendo dos benefícios a ela associados, ou ainda, por encantamento.
 
É o caso quando encontramos alguma pedra na natureza e nos identificamos com ela, nos encantamos por ela, e dessa forma a escolhemos, ou melhor, dessa forma somos escolhidos por ela. Essa pedra, ao ser colocada uma intenção fundamental, poderá nos beneficiar ao ser trazida junto ao corpo ou mantida em algum lugar do ambiente.  No entanto, ao usarmos as pedras é importante que tenhamos alguns cuidados. É importante que, de quando em quando, elas sejam limpas e reenergizadas. Para se fazer isso basta imergí-las em água e sal grosso por algumas horas, ou lavá-las em água corrente. Depois as mesmas devem ser colocadas no solo pra receberem a luz do sol e da lua. 
 
A pele é o maior órgão sensorial que temos, por isso, a melhor forma de obter a energia das pedras é usando-as junto aocorpo. Para energizar o ambiente, escolha as pedras brutas. Agora, se você quiser confeccionar seu próprio amuleto, opte por peças feitas de prata ou ouro. Esses metais funcionam como correntes para a transmissão dessas cargas energéticas.  
 
Cada cristal possui uma energia própria, confira abaixo suas propriedades e veja qual deles é o melhor para você.   
 
 
Ágata- Fortalece o coração, ajuda no equilíbrio físico e mental. Deve ser usada contra inveja.
 
Ágata blue-lace - Absorve e dissipa energia negativa. Nutre o instinto materno e ajuda na lactação. A água desta pedra proporciona o sono profundo, protege de pesadelos e espanta visões noturnas.
 
Ágata botswana - Simboliza sorte, fortuna, e protege a propriedade contra ladrões. Recomendada para pessoas em contato com calor e fumaça. Ajuda a parar de fumar.
 
Ágata-Axinita - Amplifica o efeito das outras pedras.
 
Ágata natural - As Ágatas são pedras ligadas à terra e ajudam na obtenção de equilíbrio físico e mental. É uma das pedras mais comuns da Terra e gera auto confiança.
 
Ágata Musgosa ou musgo - Alivia a depressão, restaura o equilíbrio mental e emocional Indicada também para pessoas que tem as sensações sexuais reprimidas.
 
Ágata Marrom – Traz sorte, sucesso, coragem e proteção.
 
Ágata vermelha - É a pedra da auto confiança. Possui propriedades eletromagnéticas e um excepcional poder de irradiação energética. É a guardiã dos recém-nascidos, prevenindo doenças na mãe e na criança.
 
Água-marinha - Clareia a percepção, fortalece o fígado e rins. Está ligada ao equilíbrio dos relacionamentos. Traz calma e paz. Pedra relaxante, alivia a tensão, diminui o estresse e esgotamento físico e mental
 
Amazonita - Acalma e nos ajuda a filtrar as informações e associá-las à nossa intuição. É a pedra dos comunicadores. Traduz poder e prosperidade.
 
Ametista - Previne vícios. É boa para insônia e enxaquecas. Significa transmutação, proteção e espiritualidade. É a pedra da renovação, da mudança de fase, serve para tudo. Abre o canal de espiritualidade. Nos ajuda na recuperação quando estamos em situações de perda. Cristal dotado de energia calmante, ajudando pessoas com problemas de insônia e tensão de todos os tipo. Também muito eficiente em dores de qualquer natureza, auxilia na cicatrização, e no casos de sinusite. É portanto uma pedra polivalente. Desperta o processo de transformação, a intuição e traz equilíbrio espiritual. Sua cor representa a vibração máxima do terceiro olho, podendo ser colocada diretamente neste local a fim de introduzir à meditação.
 
Apatita - Alivia o stress, facilita a expressão. Dissolve a tensão nervosa.
 
Abalone - Atua nos músculos, coração e má digestão.
 
Âmbar - Limpa e ativa o organismo. Seu efeito é especial para o cérebro. Alivia a dor de cabeça e dores na nuca. Também para os que estão desesperados e precisam de algum tipo de alívio.
 
Aventurina - Nos ajuda a receber a força curativa da natureza e da mata. Se usada no peito influi no sistema nervoso e stress. Na dermatologia pode ser usada para a cura de furúnculo, eczemas e verrugas.
 
Calcita – Estabelece pontos de conexão entre pessoas e situações com dificuldade de achar o ponto de contato.
 
Cristal biterminado - (com acabamento natural nas duas pontas) - Este cristal estabelece ligações, abrindo caminhos. Cuida de todos os pontos de ligação do organismo, ossos, nervos, músculos. Consequentemente é indicado no auxilio para tratamentos de tendinite, bursite, reumatismo, coluna, problemas cerebrais, articulações. Ajuda a comunicação com as pessoas e auxilia a dissolver divergências entre as pessoas.
 
Cristal de rocha - Estimula habilidades psíquicas e espirituais. Dá proteção e aumenta a sensibilidade. Significa energia positiva, meditação, equilíbrio.
 
Cristal fume - Equilibra as emoções e ajuda a enfrentar problemas.
 
Citrino - É a pedra do dinheiro e da criatividade. Desenvolve segurança e calma, nos tornando menos sensíveis e mais realistas. Pedra base para a realização pessoal. Efetiva na concretização de negócios, trabalho, emprego. Descomplica o cotidiano, esclarecendo as confusões mentais. Ajuda o aparelho digestivo. (Deve ser colocada na água de beber para energizar esta água).
 
Crisoprásio - Ajuda a acalmar e a sentir-se menos egoísta. Torna a pessoa mais aberta à novas situações. Estimula a criatividade e reforça a fertilidade. Também contra arrogância e egoísmo.
 
Dolomita - Alivia o stress e ajuda a ter boa disposição. Também para a falta de desenvoltura ou medo de fracassar.
 
Drusa - (Aglomerado de cristais brancos) – Estes revelam o lado positivo das coisas. Nos ajuda a ver e trazer a tona a luz quando estamos envoltos em dificuldades. Clareia as situações. É uma pedra que estrutura a alma, equilibra tanto a pessoa (as) quanto o ambiente. Nos traz otimismo.
 
Esmeralda -  Mestra no amor, é a pedra da abundância, equilíbrio, purificação, memória, inteligência. Influencia no sistema imunológico. Traduz equilíbrio físico, emocional e mental. Esta pedra prazer resgata a esperança. Nos traz apoio nas situações adversas. Aguça a percepção dos sentidos, ampliando a sensibilidade. Ativa a sensualidade.
 
Fluorita -  Aumenta a concentração e inteligência. É boa para problemas cerebrais e para aumentar a concentração nas atividades físicas. É a pedra da intuição, da sorte e da confiança. Excelente para limpeza da aura. Ajuda na comunicação interdimensional e é ligada ao planeta Júpiter.
 
Granada - Purifica o sangue, traz coragem , rejuvenescimento e criatividade. Melhora a auto-estima e protege contra pesadelos. Estimula e aumenta a coragem, ajudando-nos a tomar decisões. indicada para a estafa física e para cansaço relacionado a sexualidade.
 
Haulita - Fortalece os ossos, articulações, unhas e dentes. Nos ajuda em dietas e na retenção de líquidos, por isso é boa para tirar inchaço nos joelhos.
 
 
Hematita - Auxilia na circulação do sangue e reumatismo. Melhora a auto-estima. Também para os sentimentos de não conseguir se defender. Absorve irradiações da terra e da água. Dá otimismo, coragem e vontade. Útil em projeções astrais. É a “pedra dos bons negócios”.
 
Jade - Pedra de alta proteção. Ajuda a pessoa a libertar-se de pensamentos e energias negativas. Boa para o coração, no sentido físico e espiritual.
 
Jaspe leopardo - Estimula e ajuda a identificar situações falsas.
 
Jaspe marrom - Ligado a energia da terra, ajuda as pessoas a encontrarem estabilidade e equilíbrio. Beneficia o sistema imunológico. Elimina toxinas.
 
Jaspe precioso - É benéfico em doenças do sangue e na desintoxicação do fígado. Ótimo para o sistema circulatório.
 
Jaspe sangue / sangüíneo ou heliotrópio - Encoraja, dá equilíbrio e clareza mental. Ajuda na auto-realização. Também para os que exigem afeição inquestionável. Ajuda na resolução de conflitos. Afasta doenças e inimigos. Aguça o senso de prática, a objetividade e o instinto de sobrevivência. Era chamada antigamente de “pedra terrena portadora de luz”.
 
Jaspe verde - Traz um grande equilíbrio entre o passado e o presente. Auxilia na digestão e nos órgãos de limpeza. É bom para lares perturbados, pois promove o entendimento, a intuição, a calma e a sensibilidade.
 
Jaspe vermelho - Traz proteção, vitalidade e aumenta o poder sexual. Traz proteção, vitalidade e aumenta o poder sexual. Liberta a alma de bloqueios e constrições. Desacostuma de fumo e álcool. Estanca sangramentos e protege a gravidez.
 
Lápis lazúli – Purifica a mente e o espírito. Boa para o sistema respiratório, garganta e pulmões. Usada principalmente para o desenvolvimento espiritual, indicada também para quem tem problemas de comunicação, de se expressar, falar . Ajuda na auto-expressão e reforça o poder já existente em quem a usa. Abre o 3º olho. É a “pedra da amizade” e favorece o relacionamento entre as pessoas.
 
Madeira petrificada - Equilíbrio físico e mental.
 
Malaquita - E um talismã apropriado para crianças. Para relaxamento e desordens neurológicas. Também para os que lutam em demasia para controlar sua realidade. Grande potencial de limpeza. Desobstrui canais, gera equilíbrio e sucesso. Alto poder curativo. Abre o chakra cardíaco. Equilibra o chakra do plexo solar e a auto-expressão. Protege as crianças.Grande potencial de limpeza. Desobstrui canais, gera equilíbrio e sucesso. Alto poder curativo.
 
Obsidiana - Energia masculina. Afasta o negativismo e a sensibilidade em excesso.
 
Olho de tigre - Protege refletindo a negatividade para a sua origem. Bom para o coração, autoconfiança e para asma. Tem o poder de limpar as interferências externas e internas, nos ajustando as inadequações, como por exemplo pensar uma coisa e dizer outra. Auxilia as pessoas quem tem problemas de falar, para se expressar de uma forma geral. Canaliza a energia para o centro. Protege contra inveja e maus espíritos. Aumenta a força de vontade e a confiança para atingir objetivos. Atrai pessoas solidárias e bens materiais.
 
Olho de falcão - Previne contra mau-olhado e clareia a percepção.
 
Ônix preto - Pedra que dá o poder positivo. Equilibra corpo e mente. Acalma angústias e preocupações.Controla as emoções e paixões.
 
Opala - Para os que lutam em demasia para controlar sua realidade.
 
Pedra da lua - Pedra feminina. Ajuda a esfriar, aquietar e acalmar situações pessoais e emocionais. Facilita a abertura para assuntos espirituais. Estimula o crescimento. Ajuda na fertilidade.
 
Pedra do sol -  Sucesso em geral. Potencializa a sexualidade.
 
Pirita - Beneficia o sistema respiratório e circulatório. Traz prosperidade e fortuna.
 
Quartzo azul – Boa para a comunicação, esperança e felicidade. Ajuda a purificar a corrente sanguínea. Reforça a imunidade do corpo contra doenças.
 
Quartzo branco ou cristal de rocha – Polivalente, serve para tudo. É estimulante, equilibra as energias, ativa e desativa energias.Limpa o campo áurico. Bom para o estresse. Também considerado “o avô dos cristais”. Promove o fluxo de energia por todos os corpos, alinhando os chakras através da vibração que reflete e irradia luz branca. Ótimo para meditação. Auxilia na realização de objetivos e concretização de metas.
 
Quartzo fumê – Pedra indicada para concretização de pedidos. Boa para os ossos, pés, pernas e joelhos. Sintoniza o indivíduo com a energia do planeta. Canaliza a energia da luz branca do chakra da coroa para o 1º chakra, a fim de que se enraíze no plano físico. Neutraliza energias negativas.
 
Quartzo rosa - Pedra do amor, mas só não deve ser dada para a pessoa amada, pois quebra o encantamento amoroso. Ajuda-nos a perdoar a nós mesmos e nos amarmos, a ter fé e bem estar. Pedra da harmonia e extremamente calmante. Auxilia-nos no resgate da auto-estima, elimina a carência afetiva e a ameniza a depressão, a insônia, a ansiedade e a agressividade. Estimula o amor e abre o chakra do coração. Aumenta a confiança e ajuda a limpar a mágoa guardada, ressentimentos, culpa e medo. Gera amor verdadeiro.
 
Quartzo rutiloso ou rutilado - Para bronquite e asma. Dirige e amplia a energia das outras pedras para as áreas problemáticas. Excepcional poder de cura. Transmuta a negatividade e aumenta a capacidade de decisão e determinação. Ajuda na recordação de sonhos e dissolução do passado.
 
Quartzo verde - Auxilia nos negócios e mudanças em geral. Auxilia processos de cura, dissolve pensamentos e sentimentos que podem provocar doenças psicossomáticas. Excelente para a cura de doenças. Age na energia da pessoa aumentando a simpatia.Ajusta o emocional e o físico, estabilizando os efeitos das tensões que provocam as doenças. Fortalece a saúde do corpo físico em geral, tonifica e estimula a circulação sanguínea e restabelece as energias do corpo. Fortalece a saúde do corpo físico em geral, tonifica e estimula a circulação sanguínea e restabelece as energias do corpo.
 
Rodonita - Para traumas, confusões e falta de confiança.
 
Rodocrosita - Pedra de amor e carinho. Nos causa alegria. Ativa nossos bons pensamentos. Boa para o coração e para câncer. Melhora a qualidade do sono. Também para exaustão devido à frustração.
 
Sodalita - Acalma e purifica a mente. É recomendada para quem trabalha com equipamento de raio x ou tem contato com material radioativo. Tem o poder de limpar as interferências externas e internas, nos ajustando as inadequações, como por exemplo pensar uma coisa e dizer outra.Auxilia as pessoas quem tem problemas de falar, para se expressar de uma forma geral. É a pedra da comunicação e da percepção. Promove harmonia e coragem. Ideal para pessoas hipersensíveis e reativas. Funciona como um escudo energético, impedindo a absorção de energias de outras pessoas ou ambientes. Ajuda a ser objetivo.
 
Topázio – Significa prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia cansaço mental. Pedra do progresso. Aumenta o grau de consciência para podermos produzir melhor. Enriquece em todos os sentidos. Auxilia o funcionamento do aparelho respiratório, podendo ser usada no tratamento de asma, bronquite, tosse.
 
Turmalina bicolor - Desenvolve o amor-próprio.
 
Turmalina negra ou preta - Pedra mais poderosa de proteção. É energizante e deve ser utilizada contra inveja. Protege, afastando energias negativas, tornando-as em positivas. Pedra muito boa para enegização do fígado . É a única pedra negra que desvia energia negativa em vez de absorvê-la. Transforma conceitos rudes em sabedoria. Alinha os corpos físico, mental, emocional e espiritual.
 
Turmalina rosa – Indicada para pessoas com dificuldades de relacionamento. Suaviza emoções e está ligada ao processo criativo.
 
Turmalina verde – Atua sobre o sistema nervoso, imunológico, e cérebro. É energética, rejuvenescedora, estimula a criatividade e espiritualidade e tem capacidade de cura.
 
Turquesa – É sagrada para os budistas e tibetanos, já que simboliza o mar – profundidade da alma – e o céu – ascensão ilimitada. Traz o equilíbrio emocional.Tem a força para proteger o corpo de radiações terrestres, ajuda contra angina, problemas pulmonares e nervos, no gaguejar. Protetora para os viajantes. Trabalha diretamente a tristeza profunda, proporcionando alívio. Por conta desta qualidade auxilia no tratamento das depressões em geral. Ágata - Fortalece o coração, ajuda no equilíbrio físico e mental. Deve ser usada contra inveja.
 
Por: Luz Do Oriente
 
Fonte: http://www.orientandovoce.com.br/artigo/5/a-energia-das-pedras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário