segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Hexagrama 53. Chien / Desenvolvimento (Progresso Gradual)

                      
Respeite o tempo e o espaço. O Universo sempre conspira a nosso favor.

É preciso permitir que o espaço e o tempo levem ao progresso naturalmente. E o desenvolvimento está diretamente ligado ao progresso conquistado nos momentos difíceis da vida. Esse progresso, no entanto, será sempre gradual. A evolução não anda em saltos, mas sim através de pequenos passos. 

Assim se dá o autodesenvolvimento. Segundo o I Ching, o progresso e a mudança são necessariamente lentos porque o crescimento é um processo orgânico. Assim como na natureza, tudo evolui no seu tempo, e jamais na hora em que desejamos.
A evolução dos processos orgânicos requer perseverança e fidelidade. Somente assim poderemos assimilar os choques que eventualmente acontecem na vida e seguir nosso caminho com humildade.

Algumas coisas, porém, colocam em risco a vontade de seguirmos firmes na nossa trajetória.
O principal desafio diz respeito à dificuldade que temos em lidar com a passagem do tempo.
Ficamos sempre com a sensação de que a espera é interminável. Superar essa sensação requer muita tenacidade.

No I Ching, a tenacidade é vista como a força capaz de superar todos os obstáculos, as forças negativas que nos assaltam ao longo da vida. É preciso manter a constância, ou seja, não permitir que o ego, ou até mesmo outras pessoas, nos desloquem do nosso ponto de equilíbrio. Para isso, não devemos nos abalar pelos eventos que surgem dia a dia.

O esforço em manter essa constância de caráter ao longo do lento processo de desenvolvimento permitirá que cresçamos como uma árvore. No Início, ela cresce para o alto através do esforço. Depois de amadurecida, porém, torna-se bem adaptada e equilibrada, em harmonia com as forças da natureza.

 O recebimento deste hexagrama nos lembra a necessidade de aceitarmos a passagem do tempo como algo imprescindível para o desenvolvimento. Sem o tempo, nada cresce, nada muda, nada progride. 

Texto de Wu Fang.


Tenacidade e Constância!
 
 
Fonte: http://carlafilizzola.blogspot.com.br/2012/09/hexagrama-53-chien-desenvolvimento.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário