quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O KARMA E A EVOLUÇÃO



Carma ou Karma é um termo de uso religioso dentro das doutrinas, foi adotado posteriormente também pela Teosofia, pelo espiritismo e por subgrupos significativos de movimentos, para expressar um conjunto de ações dos homens e as suas consequências.

 Este termo, na física, é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário". Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. 

Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. 

Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião discutida, este termo pode parecer diferente, porém na sua essência destaca sempre as ações e as suas consequências.

Budismo
No budismo, Kamma ou Karma é a palavra para "ato" ou "ação", e nesse sentido usa-se a palavra em textos mais antigos para ilustrar a importância de desenvolver atitudes e intenções corretas. 

Considera-se que por gerar carma os seres encontram-se presos ao samsara (ignorância do verdadeiro eu), e portanto a última meta da prática budista é extinguir o carma.

Esoterismo
Alguns movimentos esotéricos costumam falar em karma no sentido de "conjunto de deméritos acumulados" e em dharmacomo "conjunto de méritos acumulados" (portanto o contrário de karma). 

Essa terminologia não é consistente com o uso tradicional das religiões orientais, principalmente porque Dharma significa ensinamento ou verdade em vez de mérito ouvirtude. Outros adotam um conceito semelhante ao do Espiritismo.

Espiritismo
Na visão espírita cada ser humano é um espírito imortal encarnado que herda as consequências boas ou más das suas encarnações anteriores. 

Embora Allan Kardec não tenha usado em momento algum a palavra "karma" ou qualquer das suas variantes, esta veio a ser mais tarde incorporada por alguns espíritas, para designar o nível de evolução espiritual de cada indivíduo, ao qual se devem as circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis que venha a encontrar. 

No entanto, para explicar isto o espiritismo apresenta um conceito mais abrangente; a lei da causa e efeito. Enquanto normalmente o conceito de karma sugere uma dívida a ser resgatada; a lei de causa e efeito apresenta a ideia de que o futuro depende das ações e decisões do presente. 
Uma causa positiva gera um efeito positivo, enquanto uma causa negativa gera um efeito igualmente negativo.


É importante que as pessoas compreendam o que significa a palavra "Karma".
A lei da balança, a lei do Karma rege toda a criação. Toda causa se transforma em efeito e todo efeito se transforma em causa novamente.

Foi-nos dada a liberdade e a livre escolha (livre arbítrio) e podemos fazer o que quisermos. Porém é óbvio que temos que responder perante Deus por todos os nossos atos. Qualquer ato da nossa vida, bom ou mau, tem consequências. 
A lei da ação e reação governa o curso das nossas vidas; cada nova existência é produto da vida anterior.

Compreender integralmente as bases e o "Modus Operando" da lei do Karma é indispensável para podermos conduzir o barco da nossa vida de forma positiva e digna através das diferentes etapas da vida.

O Karma é a lei da compensação, não da vingança. Há quem confunda essa Lei Cósmica com "determinismo" ou com "fatalismo", ao acreditar que tudo o que nos acontece já está previamente determinado. É verdade que os atos humanos determinam a nossa herança, a educação e o meio [em que nascemos]. Mas também é verdade que o homem tem o livre arbítrio e pode modificar seus atos, educar o seu carácter, formar hábitos superiores, combater debilidades e fortalecer virtudes.

O Karma é um remédio aplicado para nosso próprio bem. Infelizmente, as pessoas em vez de se inclinarem reverentemente diante do eterno Deus vivo, protestam, blasfemam, justificam-se, desculpam-se, lavam as mãos. Com tais protestos em nada modificam o Karma; ao contrário: torna-se ainda mais duro e severo.

O Karma é negociável?

É possível modificar o nosso próprio destino. Modificando-se a causa modifica-se o efeito. Se num prato da Balança colocamos as nossas boas obras e no outro as nossas obras negativas, ou teremos equilíbrio ou um dos pratos pesará mais que outro. Se o prato das más obras pesar mais devemos corrigir o desequilíbrio colocando mais boas obras no prato correspondente, para inclinarmos a Balança a nosso favor. Dessa forma pagamos Karma. Fazendo boas obras para pagar as nossas dívidas. Lembremos que não se paga Karma somente com dor, também podemos pagar karma com boas obras.

Nunca devemos protestar contra o Karma. O importante é saber negociar. Infelizmente, quando as pessoas se encontram em grandes amarguras a única coisa que sabem fazer é lavar as mãos afirmando que nunca fizeram mal a ninguém, que não têm culpa de nada e que sempre foram pessoas justas e corretas.

Não é possível modificar um efeito se antes não se modificou a causa que o gerou, porque; não existe efeito sem causa nem causa sem efeito.

Devemos trabalhar sempre de forma desinteressada e com infinito amor em favor da humanidade. Assim, mudaremos as causas negativas que geram os nefastos efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário