terça-feira, 30 de outubro de 2012

Armas De Paintball Poderão Destruir Asteroides



São Paulo - Sung Wook Paek, estudante de graduação do MIT, criou um método para destruir asteroides com armas de paintball para evitar que eles se choquem contra a Terra. A ideia inusitada foi premiada em um concurso interno da instituição.
Segundo o estudante, uma nave espacial poderia disparar bolas de tinta. As manchas de cor clara podem causar um desvio na trajetória de um asteroide.
Isso acontece porque a tinta funcionaria como uma espécie de substância refletora no espaço. Quando em contato com a superfície do asteroide, a luz do sol aumentaria a pressão da radiação solar.
Com isso, o curso seria alterado de maneira considerável para fora da zona de perigo. Outra sugestão dispararia tinta em alguns asteroides de forma que eles possam ser rastreados com eficiência a partir da Terra.
Para fazer tudo isso em um asteroide do tamanho de Apophis (aproximadamente 450 metros), seria preciso ter uma grande quantidade de tinta, algo em torno de 5 toneladas. Paek também calculou que levaria até 20 anos para a pressão de radiação solar ser suficiente para mudar a rota do asteroide.
A competição foi patrocinada pelo United Nations Space Generation Advisory Council. A proposta de Paek foi apresentada no International Astronautical Congress, que aconteceu na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário